terça-feira, 15 de março de 2011

Evolução Constante dos Meios de Comunicação

Analisando e refletindo sobre a Evolução dos Meios de Comunicação, de acordo com o vídeo disponível no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=JA-LaiIlWFE&feature=related), cada vez mais fica clara a evolução constante de tais meios. A cada segundo, embora em alguns casos, imperceptíveis, os meios de comunicação muito mais do que evoluem, eles se multiplicam, tornam-se cada vez próximos da perfeição.
A comunicação em si iniciou através de gritos e gestos, como visto no vídeo citado no post anterior. Desde a pré-história, a comunicação vem acontecendo entre os homens da mesma aldeia, por exemplo, inclusive para transmitir a cultura e tradições.  Após, muitas e muitas mudanças foram acontecendo. Primeiro vieram os desenhos nas paredes, os quais normalmente registravam o cotidiano político, econômico e administrativo da época. Sempre ficou muito claro, que desde o início dos tempos, o homem procurava se comunicar com seus semelhantes. Sendo assim, foi criada a linguagem escrita seja utilizando papiro, pedras ou placas de argila. Aos poucos, foi desenvolvido o alfabeto, que variava de língua para língua. Ao juntar as letras, o homem criava palavras e, ao juntar palavras, criava frases, transmitindo assim, sua história e suas ideias para seus semelhantes e descendentes.
Mesmo os povos mais primitivos, que não desenvolveram uma linguagem escrita, encontraram outros meios de se comunicar e enviar suas mensagens. Na África, a linguagem dos tambores era uma espécie de rádio da época, os índios americanos usavam sinais de fumaça e, os brasileiros, imitavam o canto dos pássaros quando queriam mandar mensagens entre si. Sendo assim, com a escrita, surgem alguns dos principais meios de comunicação: os jornais, os livros, as cartas.
Dando um pulo no tempo, após a Revolução Industrial (século XVIII), deu-se início uma época de grandes inovações tecnológicas. Em busca de aumentar a produção, reduzir custos, melhorar os meios de transporte e facilitar a comunicação entre as pessoas, cientistas do mundo todo inventaram importantes máquinas para a sociedade.
Surgem então os telégrafos, o telefone, por meio de Graham Bell no ano de 1876, e o rádio, o qual inicia a comunicação de massa. O objetivo do mesmo era dar notícias, contudo, passa a sofrer oposição por parte dos donos de jornais, isso porque temiam a concorrência. Da urgência de captar o movimento da sociedade já industrializada, surge também, das mãos de Joseph Nicéphore Niépel, a primeira fotografia que se tem notícia. Logo, o cinema cria a ilusão do movimento real, aparecendo em 1888 a câmera fotográfica de filme de rolo e, em 1879, o cinema, na França, pelos irmãos Lumière.
Logo após, por volta do século XX, surge então a televisão, transmitindo ao mesmo tempo som e imagem de forma perfeita e cada vez mais em busca de tal, fazendo parte do dia a dia de qualquer família. Para completar o hall da evolução disparada dos meios de comunicação, chegam os computadores e, com eles, o e-mail, a internet, sem contar o SMS, os quais garantem rapidez e praticidade nas comunicações. E assim continua...
Nota-se então, que ao longo da história, o ser humano teve necessidade de se comunicar, de obter regras para aperfeiçoar a comunicação, dentro da escrita como da fala.
Dessa forma, o futuro, o que nos reserva? As coisas estão ficando tão rápidas que nem sabemos o que mais o homem é capaz de inventar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário