quinta-feira, 14 de abril de 2011

Rondon, o bandeirante!

Cândido Mariano da Silva Rondon, para quem não sabe, era brasileiro, nascido em 1865, no estado de Mato Grosso. Tornou conhecido, em 1955, como Marechal Rondon devido a sua carreira militar, atuando inclusive na implantação da República em 1889. Era positivista, fazendo forte trabalho na humanização e pacificação de diversas tribos indígenas, assumindo inclusive a direção do Serviço de Proteção aos Índios. Muito desse seu trabalho com os índios se deu devido sua origem indígena.
Formado em Ciências Físicas e Naturais, chegou a lecionar para cursos de Astronomia, Mecânica Racional e Matemática Superior, profissão esta que abandonou para se dedicar a construção de linhas telegráficas. Nesta função, em 1906, estabelece ligações telegráficas do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, dentre diversos outros trabalhos na área. Há quem diga que a comissão do Marechal foi a primeira a alcançar a região amazônica, talvez aí a indicação do professor Misael ao chamá-lo de “bandeirante...”.
Por volta de 1907, a ferrovia Madeira-Mamoré estava sendo construída, mesma época que a telegráfica de Rondon. Tais construções ajudaram a ocupar a atual região do estado de Rondônia, o qual tem esse nome em sua homenagem.
Em 1958, com quase 93 anos, falece, deixando grandes conquistas e colaboração para a nossa nação.
Rondon fez levantamentos cartográficos, topográficos, zoológicos, botânicos, etnográficos e linguísticos das regiões que percorria nos trabalhos de construção das linhas telegráficas, mostrando sua forte colaboração para as áreas tecnológicas e de comunicação.



Marechal Rondon




Telégrafo

Nenhum comentário:

Postar um comentário